quinta-feira, 31 de julho de 2008

Com a volta ao trabalho fica mais difícil minha presença no mundo virtual, afinal depois um dia corrido de trabalho a única coisa que anseio é dormir por descanso - pelo menos nessas primeiras semanas...
Sempre tive um jeito meio vovó old fashion, quando era adolescente, enquanto as meninas estavam fazendo n coisas da idade delas, eu aprendia a fazer crochê e ponto-cruz. Não, eu não fazia isso para arrumar um bom casamento, mas pq eu simplesmente gosto.
Ainda mantenho esse "ar" antigo, o que para alguns é coisa de velho démodé para mim são momentos de felicidade. Acordar com cheiro de pão e café é uma boa maneira de começar o dia e manter o bom humor. Fazer uma comida caseira, com temperos plantados no quintal também ajudam a melhorar o dia-a-dia. Chegar do trabalho, tomar um banho quente, jantar e ter a noite para dividir com alguém é algo indescritível. Vejo algumas decisões que tomei e não me arrependo. Hoje eu tenho o que quero: uma vida mais simples e mais feliz.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Volta às aulas

Uma das lembranças mais gostosas que tenho, do meu tempo de escola, era a volta às aulas. Adorava voltar para escola depois das férias. Era um monte de novidades para contar: a viagem para praia, o menino bonito e as novidades dos mais gatos do momento. Enfim, essas coisas de adolescente. Mas não era só isso, eu também adorava ter o meu material renovado, sentir aquele cheirinho de material novo, dava mais gosto de escrever. Escrever... eu adorava (e ainda adoro) escrever. Não essa escrita de teclas, mas sim a escrita no papel - talvez mais romântica -, com os dedos desenhando cada letra e uma parte da mão roçando no papel novinho... Até hoje adoro essa sensação. Chegar em casa e ter lição de casa para fazer - sim, sou meu maluca, adoro lição de casa.
Hoje, no primeiro dia de aula no particular, fiquei observando os alunos e vi um pouquinho  de mim neles - ainda há os maluquinhos que gostam de lição. Enquanto observava me ocorreu um misto de felicidade e inveja. Inveja porque sinto falta disso, sinto falta de ser aluna. Felicidade por reviver neles minhas próprias emoções.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

As férias vão terminando e não fiz metadedo que gostaria de fazer...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Machado de Assis em Linha

CHAMADA DE TRABALHOS
Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos aceita, até 15 de setembro de 2008, artigos inéditos sobre a obra de Machado de Assis. Os artigos deverão ser enviados para emlinha@machadodeassis.net . As especificações e instruções para envio de contribuições, que serão submetidas ao conselho editorial da revista, estão em http://www.machadodeassis.net/, em CONTATO.

Revista Crioula

A Revista Crioula, revista eletrônica dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, terá seu quarto número publicado em novembro de 2008 e está aceitando, até 30 de agosto de 2008, colaborações de alunos matriculados nos Programas de Pós-Graduação, stricto sensu, do Brasil e do exterior, com textos inéditos em meio eletrônico.Os artigos selecionados poderão compor as seções Dossiê e Artigos & Ensaios.Para ambas as seções, Dossiê e Artigos & Ensaios, somente serão aceitos os trabalhos que contemplem necessariamente uma perspectiva comparatista abordando, no mínimo, uma literatura de língua portuguesa.A seção Artigos & Ensaios contempla temas livres, seguindo a informação acima. A seção Dossiê publicará até 6 (seis) trabalhos abordando um tema pré-determinado, especificado na ementa abaixo. De acordo com a quantidade de textos aprovados para publicação, a editoria poderá eventualmente, a seu critério, publicar um trabalho apresentado para a seção Dossiê na seção Artigos & Ensaios, ainda que o texto atenda o tema do Dossiê.
Ementa:
Tema do Dossiê para este número: A poesia africana de língua portuguesa.
A poesia dos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) erguida a partir da expressão solitária de um sujeito ansiado pela libertação das amarras coloniais e consolidada numa voz coletiva e nacional, se fez ouvir muito além das fronteiras africanas e tem sido fruto de sólidos estudos e pesquisas no campo das literaturas de língua portuguesa, dentro e fora da África. Com o intuito de trazer para o debate acadêmico as colaborações dos pós-graduandos que se dedicam ao tema, serão selecionados para esta seção artigos no âmbito do estudo de cada pesquisador: a poesia de libertação, poesia de guerra, poesia do pós-independência, poesia de escrita feminina etc.
Os interessados em apresentar trabalhos para participar da seleção devem fazê-lo, pelo e-mail revistacrioula@usp.br, enviando em arquivo ?Word? anexo identificado com o nome do autor e da instituição. As normas para publicação estão disponíveis no site: http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/crioula/Index.asp

terça-feira, 15 de julho de 2008

Útil ao agradável?

Peguei um trabalho para fazer, revisão do texto mais um prefácio. Quando aceitei fazer o trabalho pensei que uniria o útil ao agradável. Não é o que está acontecendo.
O trabalho é um livro de contos, mas devo admitir, não gostei dos contos. O problema é separar meu gosto do lado profissional, pois o prefácio simplesmente não sai. Vou aproveitar as férias das escolas e ver ser consigo dar corpo a esse prefácio.
Também é uma ótima época para desenvolver um novo projeto.

terça-feira, 1 de julho de 2008

O ano passou correndo. Eu terminei minha dissertação e defendi. Sei o nome de cor de todos meus alunos do Estado. Quitei inúmas prestações da reforma da casa. Tudo foi muito rápido!
Então por que as férias não chegam?
Não quero esse tempo apenas para descansar, quero fazer algumas coisas na minha casa, como um jardim de ervas, escurecer uma estante, trocar as cortinas do escritório, organizar meus livros nas prateleiras recém instaladas. Enfim, fazer algumas coisas para tornar o dia-a-dia melhor.