quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Observo pessoas todos os dias. Ontem foi o dia de observar duas mães e três pais. Seus filhos não tiveram atitudes adequadas na escola e o conselho foi convocado para votar a transferenência compulsiva (lindo nome para expulsão). 4 estão no 1º ano do Ensino Médio, 1 no 2º ano. Todos foram "tranferidos"
O primeiro aluno que foi a "julgamento" é maior e já reprovou, de novo, o 1º ano. Ele destruiu patrimônio público (mas isso é normal...) e foi pego em flagrante jogando bexigas com urina nos alunos da escola. O pai... bem, parecia que o aluno mandava no próprio pai. Ele não falou nada, apenas o aluno reclamou, ele não falou com o filho, com os professores. Ele não tinha mais a obrigação...
O segundo aluno era meu. Ele nunca me deu trabalho, nunca faltou com o respeito (comigo). Faço parte do conselho e devo admitir que foi uma situação difícil. Ele está no 2º ano, seu erro foi desobedecer as ordens da diretora para entrar na aula. A mãe foi chamada e na frente da mãe ele agrediu a diretora verbalmente e fisicamente. Uma viatura foi chamada, mas a diretora não quis fazer BO. A mãe deu razão ao filho. Mesmo na reunião de conselho a mãe continuou defendendo o filho, mesmo ela vendo a atitude dele. Fico pensando o que será dessa mãe.
O terceiro aluno... Morri de dó da sua mãe! Ele ameçou os professores de morte várias vezes, esmurrava as paredes e é usuário de drogas. A mãe é aquela pessoa que trabalha muito para dar tudo ao filho, seu mundo desmoronou no dia confusão. Chegou na escola, o filho esmurrava tudo o que via e estava drogado. Eu senti a dor dessa mãe quando viu o filho daquela forma.
O quarto aluno estava junto com o primeiro, foi pego jogando bexigas com urina. Também já está reprovado. O pai estava puto da vida com a ex-mulher porque ela nunca falou nada das notas, das faltas e docomportamento do filho. Eu fiquei chocada, como ele fica revoltado com a ex-mulher se é obrigação dele também acompanhar a vida do próprio filho??? É muito fácil culpar os outros.
A última é minha aluna. No carderno de ocorrências da escola ela tinha 4 folhas (o normal são pequenas anotações). Menina agressiva, cínica e respondona, usuária de drogas. Seu erro, passar material alheio dentro da escola. Seu pai não sabe mais o que fazer (se ele não sabe imagine a gente).
...
Depois de tudo isso eu fico pensando se vale a pena ter filhos. Não sei a resposta, mas ver esses casos, ver esses pais não dá vontade. E pensar que esses alunos já foram bebês fofinhos e viraram isso. Vale a pena colocar filhos nesse mundo em que vivemos? Vale a pena os expôr a esse tipo de gente? E não adianta falar que é escola pública, todos nós sabemos que nas particulares existem casos piores. Pela minha experiência como professora (que não é muita) posso afirmar que quanto maior o poder aquisitivo dos alunos, piores eles são.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vale a pena? Não. Este mundo não é lugar para viver.
Arquiteto das Palavras

Emanuel Campos disse...

Relatos bastante tristes. Nós dois estudamos com alunos bons e alunos problemas em nossas escola tecnica. Lembra do Inaldo, por exemplo, me pergunto sempre o que tera sido dele, bagunceiro, respondão, enfim... Mas não devemos nos concentrar nos casos ruins, mas nos bons, naqueles que realmente fazem valer nosso dinheiro, nossos pais e nos mesmos, se me permite a falta de modestia...

léia freitas disse...

Que horror!!! Mas não acho que devemos desistir de ter nossos filhos por causa disso. Acho sim que devemos tentar dar à eles a melhor educação , e estou falando de educação de casa e nao de escola , para não passarmos por essas situaçãoes.
Ah , sou lá do fly e tenho 2 filhos. bj.