segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Vale a pena?

Pela primeira vez não acredito na educação. Parece que a crtina caiu e eu comecei ver a realidade.
Não é novidade minha paixão por literatura. Pois eu preparo todas as minhas aulas, digito textos, separo questões de vestibular. Para quê? Nada, pois quando explico não há uma pessoa interessada no que falo. Como disse o Ricardo uma vez, literatura é perfumaria.
Tudo isso qaconteceu numa aula sobre Machado de Assis. Era minha primeira aula sobre ele e eu estava empolgadíssima para falar. Deixei tudo preparado, para não esquecer nada, separei as principais obras, as questões de vestibular. Lé entrei eu louca para fazer do meu autos preferido. Quantas pessoas estavam prestando atenção em mim? Nenhuma. Ainda não consigo descrever minha frustração. Todo o idealismo foi pelo ralo.
Cai na real, vi qual é a minha função. Babá. Minha única função é manter o aluno em sala e aprová-lo no final do ano. Quatro anos de faculdade, um concurso público, dois anos de meio de mestrado. Sou uma babá especializada!
O pior é ver que não há esperança. Nós, profissionais da educação, não temos uma luz no fim do túnel, sabemos que nada vai mudar. Se a sociedade não piorar (o que duvido muito) já está ótimo. Creio que uma bomba atômica seja a única solução.
Nessas horas fico pensando seriamente em largar tudo, mas o que farei? Não consigo me ver novamente num escritório fazendo trabalhos administrativos. Do jeito que anda, com o salário que eu ganho, devo repensar meus valores. Ser dona de casa virará algo mais lucrativo.

3 comentários:

Ricardo Miyake disse...

Com a idade, vou ficando cada vez mais intolerante...rsrsrs! Minha atual plataforma é acabar com o ensino público para todos, pelo menos a partir de Fundamental II. Quer continuar estudando em escola pública no Ensino Médio? Ou estude muito para passar no exame de seleção, ou pague uma escola particular. A outra possibilidade é fazer escola técnica, mas que só ensina a parte técnica mesmo. Faculdade? Só pra quem não fizer o técnico e passar no vestibular. Ensino, pra mim, tem de ser valorizado, senão é melhor nem haver... Êita radicalização, heim? (rsrsrs)

Cadinho RoCo disse...

Estou sensivelmente tocado por esta sua publicação depoimento desabafo. Impressionante realidade que vivemos. E o comportamento dos alunos reflete de mnaneira direta o dos pais e assim vamos à realidade deste Brasil hoje tão desgovernado.
http://cadinhoroco.loginstyle.com

Emanuel Campos disse...

Moça, não se desespere, se ao longo do ano letivo, uma única pessoa for tocada, seu esforço já terá sido válido. Lembre-se do que nossas professoras de portugues fizeram por você. Quantos naquela sala realmente se importavam? E nas outras? Mas no mais estéril terreno de todos, nas exatas, na mecânica, uma alma, a sua, se iluminou e decidiu continuar a propagar a literatura. Não desista. Outras Lívias aguardam por ai loucas para serem despertadas, com uma sensação incômoda de não saberem bem o que querem, por você ainda não as despertou. Te amo garota, vai com fé, muita força, muito sucesso! Você é fantástica, não se esqueça disto nunca! Beijos.